Friday, March 18, 2005

 

BLOG E JORNALISMO

BLOGS E JORNALISMO

Os blogs surgiram como uma maneira dos adolescentes divulgarem seus diários pessoais na internet, hoje é tema de discussão entre jornalistas, psicólogos, escritores e tantos outros profissionais interessados no futuro da comunicação virtual. Há quem acredite que os blogs são uma nova forma de literatura, e outros que dizem que escritor é escritor e blogueiro é blogueiro, e que os dois não se misturam. Mas afinal, qual a finalidade do blog e qual o seu espaço dentro do jornalismo?
Para a jornalista Denise Schittine, os blogs são espaços perfeitos para jornalistas desabafarem e divulgarem suas opiniões a respeito de algum fato, o que não poderia ser feito em outro veículo de comunicação. Estaria se criando então, um espaço para um jornalismo pessoal? Mas, até que ponto seria confiável? Contudo, poderia ser interessante ter acesso a informações particulares de repórteres e fotógrafos que não são divulgadas. Talvez uma forma de participar da busca da notícia, podendo dar até opiniões. Este seria o lado bom dos blogs.
Na minha opinião, o grande problema é a confiabilidade da matéria, já que estaríamos sujeitos à ler notícias misturadas à opiniões de pessoas diferentes, que certamente não vêm as coisas da mesma maneira com que veríamos, alterando assim, a realidade dos fatos. Portanto, devemos ficar atentos ao que lemos, já que as notícias dos blogs, batem de frente com a forma mais aceita de se passar uma informação, ou seja, relatando o fato como ele realmente é.

DIÁRIOS PESSOAIS
Essa versão dos blogs como um diário pessoal se tornou uma febre entre os jovens. Uma maneira de mostrar o que estão pensando, e o que é mais interessante, sem medo de se expôr. Esta nova forma de interação pode ser interessante, usada como uma forma de experiência ou troca de informações. Interesante se não for usada com futilidades.
Comments:
No meu "brógue" tem os links de todo mundo da sala. Acesse:
http://olharjornalistico.blogspot.com
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?